Tortinha de Calabresa

Ótima receita para a lanche da tarde!

Click here to read the recipe in English

Rendimento: 12 unidades

Tempo de preparo: 45 minutos

 

Ingredientes:

1 xícara de leite

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de maisena

½ xícara de óleo

3 ovos

1 colher (de sopa) de fermento em pó

1 pitada de sal

queijo parmesão ralado

Recheio:

1 linguiça calabresa picada em cubinhos

1 xícara de alho-poró picado

2 dentes de alho bem picadinhos
1 lata de minho verde

azeitona preta picadinha

queijo parmesão ralado

 

Preparo:

Massa – bata todos os ingredientes no liquidificador, começando com ovos, óleo e leite. Depois, acrescente a farinha de trigo, a maisena, o sal, o fermento e o queijo ralado (cerca de uma colher de sopa).

Recheio – numa panela, frite a linguiça calabresa (não precisa colocar óleo, pois a linguiça já solta gordura). Em seguida, coloque o alho e o alho-poró. Por último, acrescente a azeitona e o milho verde. Deixe esfriar.

Nas forminhas de cupcake, coloque um pouco da massa (cerca de 1/3 do total das forminhas) e depois adicione 1 colher do recheio. Cubra com mais um pouco da massa e salpique queijo parmesão ralado para finalizar. Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 20 minutos, a 200ºC, até dourar.

 

Para variar:

  • Essa massa de torta fica boa com diferentes tipos de recheios. Experimente trocar a calabresa por frango, atum ou carne moída.
  • Para servir, vale uma salada verde bem incrementada.
  • Se quiser uma versão mais light (ou vegetariana) troque a carne por palmito e acrescente abobrinha e cenoura raladas.
  • Não está de regime? Depois de assar, faça buraquinhos no meio das tortinhas e recheie com catupiry.

Fica a dica:

  • Se não tiver forminhas de cupcake, use uma forma tradicional, untada e enfarinhada. Coloque 2/3 da massa na forma, espalhe todo o recheio, cubra com o restante da massa e polvilhe o parmesão. Asse por cerca de 35 minutos.
  • Não coloque o recheio na massa se ele estiver muito quente ou líquido.
  • Se o seu recheio ficou com um pouco de água, adicione uma colher de farinha de trigo e leve a panela ao fogo novamente. Assim que a farinha esquentar, vai absorver o líquido indesejável (esse truque vale ouro, coisa que só avós como a minha ensinam).
  • Para essa receita, troquei as originais 2 xícaras de farinha de trigo por 1 de trigo e 1 de maisena, para deixar a massa mais leve.
  • Dica da minha irmã para quem não está comendo glúten: usar 2 xícaras de maisena e não colocar farinha de trigo.

Sobre a receita:

Essa torta é bem comum, presença garantida nos cadernos de receitas. Só no meu, são umas 4 versões diferentes e, cada vez que vou fazer, experimento uma nova. Para mim, esse tipo de torta lembra festinha na escola, daquelas que as meninas levavam um prato doce ou salgado e os meninos, refrigerante. Sempre tinha alguém que levava uma torta salgada. Confesso que eu sempre resistia um pouco a pegar: achava a aparência um pouco esquisita. Mas, depois de alguns minutos, a resistência passava e lá estava eu, saboreando a torta, sem nem lembrar porque tinha hesitado tanto.

 

 

10 comments

  1. Olá, Fernanda
    Obrigada pelo comentário e que bom que gostou do blog! Toda semana, às segundas-feiras, coloco uma receita nova. Não sou cozinheira profissional mas, como você, também adoro cozinhar…🙂
    Abraço,
    Claudia

  2. Olá, Fernanda

    Aqui no site tem uma receita de bolo de banana com farinha de rosca: http://www.receitadaclau.com/2011/11/cupcake-de-banana.html
    Nessa receita, fiz o bolo em forminhas de cupcake, que são menores do que uma forma normal. Se quiser, veja nas dicas como fazer o bolo na forma comum.
    Você pode acrescentar morangos como cobertura também.
    Vou procurar uma receita de torta de morango com farinha de rosca e, se achar, te aviso.

    Obrigada pelo comentário.
    Um abraço,
    Cláudia

  3. Oi Claudia, gostaria de saber se vc tem uma receita de massa de bolo que leva farinha de rosca no lugar de farinha de trigo.
    Quando era criança comi uma torta de morangos maravilhosa com essa massa, e nunca mais esqueci aquele sabor. Sempre procuro nos sites de receitas, porém nunca encontrei.
    Se vc puder me ajudar, agradeço.

    Abraço,
    Fernanda

  4. Oi, Ana
    As tortinhas foram feitas em forminhas de cupcake (que são maiores do que as de brigadeiro) e elas podem ir ao forno. Achei estas fotos na internet, caso queira ver como são: http://confeiteiro.webstorelw.com.br/products/forminha-papel-dourada
    http://caramelodrama.com/blog/wp-content/uploads/2010/03/cupcakes02.jpeg

    O que você pode fazer, caso não ache para comprar, é usar forminhas de empadinha (untadas). Ou, ainda, fazer em uma forma grande (também untada) e cortar depois.

    Obrigada pelo comentário.
    Um abraço,
    Cláudia

  5. Oi Cláudia, bom dia.
    Quero fazer essa tortinha de calabresa. Mas estou em duvida sobre essas forminhas. Posso usar aquelas de papel que colocamos bricadeiros em festinhas? aquelas de papel? eles podem ir ao forno?
    Gostei muito do seu site, e mais ainda por você responder os comentarios.
    Ana

  6. Oi Claudia….
    Vi uma receita sua no site da globo.com, confesso que sou obcecada por culinária, adoro fazer essas receitinhas deliciosas, com certeza irei visitar todos os dias o seu blog….
    Abraço…
    Fernanda

  7. Oi, Claudinha
    Passei para conhecer seu blog, pois sempre vejo suas receitas no Facebook e fico com água na boca. Estou numa fase de encarar mais a cozinha e acho que vou aprender bastante por aqui.
    Bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s