Feijão

Mora sozinho (ou casou) e não tem experiência com as panelas? Veja esta receita básica de feijão.

 

Click here to see the recipe in English

 

Rendimento: 6 a 8 porções

Tempo de preparo: 2 horas

 

Ingredientes:

½ kilo de feijão (tipo carioquinha)

1 cebola média

4 dentes de alho

óleo de canola

sal a gosto

água

 

Preparo:

Escolha o feijão, lave-o em água corrente e depois deixe de molho em uma vasilha por 1 hora (ou de um dia para o outro). Jogue a água fora. Coloque o feijão na panela de pressão e adicione água (aproximadamente 1 litro). Feche a panela de pressão e deixe-a no fogo alto. Quando a panela começar a apitar, marque 30 minutos e desligue. Assim que sair a pressão da panela, abra-a e ligue o fogo novamente.

Em uma panela menor, refogue em um fio de óleo (ou azeite) o alho e a cebola bem picados. Depois, pegue 2 conchas do feijão que está no fogo e adicione à esta panela. Acrescente o sal (eu costumo colocar ½ colher de sopa) e misture bem. Despeje o conteúdo desta panela na panela de pressão, com o restante do feijão. Prove para acertar o sal e deixe a panela no fogo até que o feijão atinja a consistência desejada, com mais ou menos caldo.

 

Para variar:

  • Na panela menor, frite bacon (ou linguiça calabresa) antes de refogar o alho e a cebola.
  • Utilize um cubo de caldo de carne ou feijão (nesse caso, diminua a quantidade de sal pois o caldo já tem bastante tempero).
  • Acrescente duas folhas de louro ao tempero.
  • Assim que cozinhar o feijão e abrir a panela de pressão, acrescente batata e cenoura picadas e deixe os legumes cozinharem enquanto o feijão engrossa.
  • Use outros tipo de feijão como preto, branco, fradinho.

 

Fica a dica:

  • Sobrou? Congele!
  • Como tudo em culinária, cada um faz feijão de um jeito. Essa história de refogar o alho e a cebola em uma panela separada eu aprendi com a minha mãe. E é por isso que faço assim!
  • Se preferir, porém, você também pode fazer tudo na mesma panela, acrescentando os temperos depois que o feijão estiver cozido.
  • Se deixar o feijão de molho de um dia para o outro, ele vai amolecer e o tempo de cozimento será menor: cerca de 20 minutos.

 

Sobre a receita:

Eu (e meu irmão) AMAMOS feijão! Quando faço, como em prato fundo, de colher, e respeitando a seguinte proporção: duas conchas de feijão, uma colherinha de arroz. Tipo sopa mesmo… Acho até que só aprendi a fazer por causa do tanto que gosto. Em 2009, fiquei 3 meses no Canadá para estudar inglês e, nesse tempo, comi feijão apenas 3 vezes. Para mim foi (quase) a morte. Quando voltei para o Brasil, descobri que a comida brasileira, para mim, estava em pé de igualdade com a saudade que senti da família… Tenho que concordar com o meu pai nesta: não tem comida igual a arroz com feijão (ou seria feijão com arroz?).

 

2 comments

  1. Ola Clau!!

    Estou aqui babando com todas as receitas, ja copiei varias e vou fazer todas.
    Tbem sou viciada em feijão, amodoro como meu filho diz, aprendi a fazer um feijão que cozinha tudo junto, qdo minha amiga me ensinou achei q não daria mto certo mas arrisquei em fazer, menina é uma delicia!!Ele fica mais saboroso ainda
    É assim : vc escolhe o feijão e deixa de molho na agua fervendo por 30min, enquanto isto coloca oleo, cebola, alho, bacon e os temperos q gosta para fritar na panela de pressão, depois de bem fritinho , acrescenta o feijão(sem a agua) e acrescenta agua fervendo(quantidade de agua q costuma usar p cozinhar) tampa e deixa cozinhar por 30min. fica maravilhoso, com o caldo cremoso e super macio
    Espero q goste tanto qto eu

    Bjkas

    Karen

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s