Sopa Cremosa de Legumes

Para os dias de frio, nada melhor do que sopa!

 

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 1 hora

 

Ingredientes:

3 batatas

2 cenouras

3 mandioquinhas*

1 abobrinha

2 chuchus

1 cebola

3 dentes de alho

1 cubo de caldo de galinha

2 colheres de aveia

½ copo de macarrão tipo estrelinha ou letrinha (ou qualquer um de tamanho pequeno)

sal a gosto

salsinha a gosto

 

Preparo:

Coloque na panela de pressão todos os legumes, picados em tamanho grande. Acrescente a cebola e o alho (inteiros) e cubra com água. Cozinhe por cerca de 5 minutos (comece a contar o tempo depois que a panela começar a chiar) e desligue. Assim que sair a pressão, abra a panela e bata os legumes no liquidificador, até a mistura ficar homogênea e cremosa. Se necessário, acrescente um pouco de água, mas o ideal é utilizar a água que já está na panela.

Volte a mistura para a panela e ligue o fogo (em médio-alto). Acrescente a aveia, o caldo de galinha e o sal. Depois que estiver fervendo por 10 minutos, coloque o macarrão e espere o tempo indicado na embalagem para que ele cozinhe. Desligue o fogo, acerte o sal e adicione a salsinha.

 

Para variar:

  • Use caldo de carne ou legumes no lugar do caldo de galinha.
  • Acrescente algum tipo de carne à sopa. Pode ser carne de vaca ou frango.
  • Em vez de salsinha, coloque cebolinha ou alho-poró.
  • Troque a aveia por quinoa.
  • Pique metade das batatas em cubinhos e deixe para acrescentá-las após bater os demais ingredientes.
  • Acrescente diferentes legumes como ervilha, mandioca, milho verde, inhame, tomate, etc.

 

Fica a dica:

  • Quanto mais tempo deixar a sopa no fogo, mais sabor ela vai adquirir. Portanto, deixe para colocar a massa após já ter cozinhado a sopa por um tempo.
  • Caso esteja de regime e queira trocar o macarrão por algo mais saudável, rale uma cenoura e coloque-a apenas no final da receita, já com a panela desligada. Dessa forma a cenoura vai ficar crocante e você não vai nem sentir falta da massa.
  • Outra opção crocante é adicionar talos de brócolis uns 3 minutos antes de desligar o fogo.
  • A aveia ou quinoa, além do sabor, ajudam a engrossar a sopa.
  • Para servir, acompanhamentos não faltam: mussarela ou parmesão ralados, torradas, pão de alho, croutons, pão italiano redondo.

 

Sobre a receita:

*Primeiro, uma confissão: eu adoraria, mas essa sopa da foto NÃO tem mandioquinha. Infelizmente, ainda não achei o tal legume para comprar aqui nos Estados Unidos, mas fiz questão de colocar na lista dos ingredientes pois sempre fiz dessa forma e sei que vai dar um sabor muito especial. Aliás, a falta da mandioquinha tem me impedido de fazer duas receitas muito boas: Salada de Maionese Especial e Caldo de Mandioquinha. Mas os dois pratos serão providenciados nas minhas próximas férias no Brasil. Aguardem.

Agora, sobre a receita mesmo: tenho certeza que existem várias similares à essa, mas eu nunca copiei de nenhum lugar, então, acho que posso considerar a receita minha… E a inspiração veio da paixão por sopas e, principalmente, por sopa com caldo consistente, cremoso (por isso o uso do liquidificador e da aveia). Quando eu era mais nova e o estômago permitia, eu costumava tomar sopa numa tigela – com uma fatia de mussarela para incrementar – e assim ia, noite adentro, até acabar a panela. Hoje em dia, a porção está bem mais reduzida, mas ainda não abri mão da tigela e da mussarela🙂

 

4 comments

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s