Capelleti ao Molho Branco

Para os apaixonados pela dobradinha queijo + massa!

Click here to see the recipe in English

 

Rendimento: 4 a 5 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

 

Ingredientes:

400 gramas de capelleti fresco (com recheio de sua preferência)

½ cebola picada bem pequena e fininha

2 colheres de manteiga ou margarina

¼ copo de farinha de trigo

1 ½ copo de creme de leite fresco (em temperatura ambiente)

½ cubo de caldo de galinha ou legumes

½ copo de vinho branco

½ copo de queijo parmesão ralado

 

Preparo:

Massa – perto da hora de servir, cozinhe o capelleti conforme as instruções da embalagem. Depois de cozido, cubra com o molho branco e sirva.

Molho Branco – derreta a manteiga e refogue a cebola até ficar bem macia (não deixe dourar). Coloque a farinha de trigo aos poucos, sempre mexendo, até que a manteiga seja completamente absorvida pela farinha, formando uma pasta. Misture por mais 1 minuto para cozinhar a farinha.

Continue mexendo e acrescente, aos poucos, o creme de leite fresco e o caldo de galinha. Assim que colocar o creme de leite, a farinha pode parecer empelotada, continue mexendo até que o molho adquira consistência uniforme, sem pelotas. Adicione o vinho, misture por 2 minutos, e coloque o queijo parmesão. Depois de derretido o queijo, prove e acerte o sal, se necessário. O molho deve ter consistência firme, como um creme.

 

Para variar:

  • Eu nunca testei, mas uma opção que o instrutor nos passou enquanto ensinava esse molho branco foi, na última etapa de preparo, acrescentar 1 copo ou dois de molho de tomate. Dessa forma você terá um Molho Rosé.
  • Na hora de servir, salpique salsinha, cebolinha ou orégano no prato.
  • Sirva o molho com outros tipos de massa, como fettucine ou ravioli.
  • O Molho Branco também pode ser servido com carnes, como frango ou filé, acompanhado de purê de batatas, por exemplo.

 

Fica a dica:

  • Caso o molho fique líquido demais, acrescente mais farinha, mas não a coloque diretamente na panela com a mistura quente, para não empelotar. Dissolva a farinha em um pouco de líquido (água, leite ou creme de leite) e depois junte à mistura da panela.
  • Se o seu molho ficou grosso demais, coloque mais creme de leite ou leite.

 

Sobre a receita:

Aprendi a fazer esse Molho Branco em um curso de culinária que fiz ano passado. Os primeiros a provarem a receita foram minha irmã e meu cunhado (que adora queijo e massa, por sinal). As sobras do almoço foram devidamente guardadas e meu cunhado saiu de casa e foi encontrar meu marido para um jogo de futebol. Depois ficamos sabendo que ele falou o caminho inteiro para o meu marido que quando chegassem em casa eles tinham que comer as sobras do almoço, porque tinha ficado muito gostoso. O caso é que quando eles chegaram, eu e minha irmã já tínhamos comido tudo. Até hoje meu cunhado reclama que não deixamos nada para eles e, “principalmente”, para o meu marido, “que nem teve a chance de provar”. O único detalhe é que o Flavio (o marido) não gosta de molho branco, e quem queria o repeteco era o Rodrigo (o cunhado). Agora sempre que faço o molho me lembro do cunhado, que ficou sem as sobras que tanto queria…

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s