Manicotti à Bolonhesa

Se o espaguete do domingo já não está mais fazendo tanto sucesso, experimente trocar a massa pelo Manicotti.

 

Click here to see the recipe in English

 

Rendimento: 5 porções

Tempo de preparo: 50 minutos

 

Ingredientes:

1 pacote de massa tipo Manicotti (ou canelone)

500 gramas de carne moída (de preferência, patinho ou alcatra)

1 cebola pequena bem picada

3 dentes de alho amassados

1 tomate picado

2 latinhas de molho de tomate

½ copo de salsinha picada

azeite

sal e pimenta a gosto

queijo parmesão ralado

 

Preparo:

Numa panela, aqueça um fio de azeite e doure alho e cebola. Acrescente a carne moída e tempere a gosto (sal, pimenta e um pouquinho de vinagre). Deixe a carne cozinhar por completo e misture o tomate picado.

Em fogo médio, adicione o molho de tomate, tampe a panela e deixe por 5 minutos. Diminua o fogo para a temperatura mais baixa e deixe o molho cozinhar, mexendo de vez em quando, por aproximadamente 20 minutos. Coloque a salsinha, mexa e desligue o fogo.

Para o preparo da massa, siga as instruções da caixinha. Para essa receita, usei a massa Manicotti da Barilla e o preparo é o mesmo de uma pasta comum: ferva 3,5 litros de água em uma panela grande. Adicione uma colher (de sopa) de sal, misture. Acrescente a massa e deixe cozinhar por 9 minutos ou até que fique al dente. Escorra o macarrão, deixe esfriar em um prato ou uma tábua.

Em uma forma ou pirex, coloque duas conchas do molho, depois coloque a massa já recheada com a carne moída (use uma colherinha de café ou chá para rechear). Cubra a massa com o restante do molho e salpique o queijo parmesão. Leve ao forno (a 180°) por cerca de 10 minutos.

 

Para variar:

  • Troque o tipo da massa (molho bolonhesa é gostoso com qualquer uma).
  • O recheio pode ser substituído por molho de calabresa.
  • Ricota temperada com tomate e orégano também é uma boa opção para rechear essa massa. Nesse caso, prepare um molho só de tomates para usar como base e cobertura na forma.

 

Dica:

  • Não deixe o molho secar demais. Como a massa vai ao forno, é bom que tenha algum líquido para cozinhar.

 

Conta +

Pesquisando no Wikipedia, descobri que esse meu molho ‘à bolonhesa’ não é o verdadeiro feito na Itália. Lá, de acordo com a receita emitida em 1982 pela delegação bolonhesa da Academia da cozinha Italiana, os ingredientes são: carne de boi, pancetta, cebola, cenouras, aipo, pasta de tomate (em pouca quantidade), caldo de carne, vinho branco, e (opcionalmente) leite ou nata. Bem diferente do nosso molho… Devo mudar o nome da receita para Manicotti à Bolonhesa à Brasileira?

 

Feliz 2012!🙂

 

3 comments

  1. A verdadeira “salsa alla bolonhese” opcionalmente ainda leva miúdos de frango para “engrossar”. Como quase todos os pratos da “cucina povera” esse molho era uma forma de os camponeses utilizarem sobras de carne de forma saborosa. O molho que chamamos de bolonhesa no Brasil (molho de tomates enriquecido com carne, como o da receita) tem nome na Italia, é chamado de “ragu”, e também pode ser feito com carneiro, pato, frango, além da carne bovina como usamos aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s